Pages

9 de setembro de 2014

Conectando no VyOS via GNS3 no Linux

Um dos maiores problemas encontrados por mim que utilizo linux 99% do tempo ( e com certeza para quem já tentou utilizar o gns3 em alguma distribuição ) é fazer a conexão dos dispositivos do GNS ( Seja Mikrotik/RouterOS ou VyOS ) ao Linux.

Testei de diversas formas, diversas versões e em todas sempre ocorria algum bug que incomodava bastante e dificultava os laboratórios quando necessitávamos de diversos dispositivos.
Uma das formas menos problemáticas é fazer a ligação da nuvem à uma interface real, porém, em alguns cenários não creio que seja a maneira mais eficiente ( fazer testes conectados com uma interface real ).

Para solucionar o problema, de uma vez por todas, passei a utilizar interfaces virtuais no linux e não tive mais problemas. Abaixo descrevo como configurar o gns e o linux para tal conexão.

OBS: Em mikrotik/routeros você pode ter problemas de não identificar via "mac", mas se colocar um ip na interface que esteja na mesma classe da virtual se consegue a conexão normalmente.

Primeiramente abra um terminal ( No ubuntu ctrl+alt+t ) e execute o comando:

sudo tunctl  

Com esse comando a sua interface tap0 já deve ser criada automaticamente, é ela que vamos utilizar no gns3. Você pode conferir se ela foi criada corretamente utilizando o seguinte comando:

ifconfig tap0  

Você verá algo como na imagem abaixo:


Vamos adicionar o ip 10.1.1.2/24 à interface tap0 com o comando:

ifconfig tap0 10.1.1.2/24  

E vamos ao GNS. No GNS3, adicione o seu dispositivo VyOS, um Switch ( ou HUB ) e uma Nuvem.

Para que possamos conectar o GNS à nossa interface tap0, precisamos configurar a nuvem. Para isso, clique com o botão direito do mouse em cima dela, vá em configurações, clica na aba  NIO TAP, no campo TAP Interface digite tap0, clique no botão Add, depois em Aplicar e OK.



Seu cenário deve ficar parecido com este:

Feito isso, vamos dar um start no lab e aguardar o vyos iniciar.

Nele, vamos configurar o endereço 10.1.1.1/24 na interface ether1 para colocarmos o dispositivo na mesma rede da nossa tap0 ( 10.1.1.2/24 ).

Para isso, vamos logar no vyos ( user: vyos  senha: vyos ) e executar os seguintes comandos:


configure
set interfaces ethernet eth1 address 10.1.1.1/24
commit
save 

E então, é só correr pro abraço, do seu linux, execute um ping para o vyos.


Caso você não consiga comunicação, verifique se suas interfaces estão corretas, veja qual está com o status UP através do comando:

show interfaces ethernet details


Um abraço e até a próxima!
Postar um comentário